Faculdade
de Educação – UFMG
Belo
Horizonte
24 a
27 de abril de 2012
O período colonial
ainda é relativamente pouco estudado do ponto de vista da História da Educação,
em contraste com a vasta produção historiográfica relativa a outros temas.
Recentemente, por meio da iniciativa de alguns pesquisadores e grupos de
pesquisa, tem sido renovado o interesse pelo estudo dos múltiplos aspectos
assumidos pelas diferentes formas de educação presentes no Brasil naquele
período: em articulação com pesquisas sobre a atuação do Estado e da Igreja, tem
sido abordados o contexto relacionado à disseminação das ideias ilustradas e
sua influência sobre aquelas instituições, a cultura escrita e a história do
livro e da leitura e a história de práticas culturais e educativas. Além da
produção de pesquisadores já consolidados no campo, tem crescido o
desenvolvimento de dissertações de mestrado e de teses de doutorado voltadas
para esses objetos de investigação.
A realização deste Colóquio sobre
cultura e educação na América portuguesa pretende ser um momento de reunião e intercâmbio entre pesquisadores sobre
o tema, a fim de estreitar o diálogo que envolve as pesquisas relacionados ao
processo em foco e fundar bases mais amplas nas quais essas pesquisas possam
ser estendidas.
Informações: culturaedap@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário