Cynthia Greive
Veiga – UFMG
Marcus
Vinicius Fonseca – UFOP
Tereza Maria
R.F. Levy Cardoso – CEFET-RJ
Laerthe de
Moraes Abreu Junior – UFSJ
Hilton Cesar
de Oliveira – uniBH
Ana Rita
Leitão – UL
O Comitê Científico avaliou os resumos recebidos. Os trabalhos aprovados foram:
O Comitê Científico avaliou os resumos recebidos. Os trabalhos aprovados foram:
NOME DO AUTOR | NOME DO TRABALHO | |||||
Ane Luíse Silva M. Santos (FJAV-Sergipe) | Fonte da educação jesuítica: catecismo bilíngue do padre Mamiani | |||||
Carlota Boto (FEUSP) | Representações do Terremoto de Lisboa e o papel pedagógico do Estado na reconstrução do Iluminismo português | |||||
Claudete Daflon (UFF) | Instruir e persuadir: poesia e projeto ilustrado luso-brasileiro. | |||||
Eduardo Teixeira de C. Junior (UFPR) | A ideia de atraso e o papel da educação na modernização portuguesa da segunda metade do século XVIII | |||||
Ermelinda Moutinho Pataca (USP) | Projetos e Práticas Educativas de Fr. José Mariano da Conceição Veloso | |||||
Fabio Eduardo Cressoni (UNESP) | Pedagogia jesuítica e alteridade: a demonização da alma indígena. | |||||
Ferdnando Marcus Ornellas e Cézar de Alencar A. de Toledo (UEM-PR) | A EDUCAÇÃO RETRATADA NAS CARTAS DO PADRE MANOEL DA NÓBREGA (1517-1570) | |||||
Fernanda C. da E. dos Santos (UFSC) | O Colégio da Bahia: de colégio a uma quase Universidade na América Portuguesa | |||||
Márica Almada (UFMG) | A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII. | |||||
NILEIDE SOUZA DOURADO (UFMT) | PRÁTICAS EDUCATIVAS PRESENTES NOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE: VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE E VILA REAL DO BOM JESUS DO CUIABÁ (1748-1822) | |||||
Sérgio Pereira da Silva (UFGO) e Ademilson de Sousa Soares (UFMG) | CULTURA ESCOLAR NO SÉCULO XIX: A INFÂNCIA DO HOMEM E A INFÂNCIA DA PEDAGOGIA | |||||
SILVIA MARIA A. R. VARTULI (UFMG) | Cultura escrita e inserção social feminina na Capitania de Minas Gerais (1750-1822). | |||||
Talítha Maria B. Gorgulho (UFMG) | Lendo, escrevendo e bordando: práticas educativas dos órfãos de famílias abastadas da Comarca do Rio das Velhas (1750 – 1800). | |||||
Gilmar Alves Montagnoli (UEM-PR) | ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PUNIÇÕES NO IMPÉRIO PORTUGUÊS ENQUANTO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS | |||||
Nilze Paganini e Luiz Paganini (PUC MINAS) | A tradução como prática cultural: o teatrólogo Cláudio Manuel da Costa, mediador de Pietro Metastasio | |||||
Bruno Duarte Guimarães Silva (UFMG) | Um Padre-Professor no sertão - Educação e conquista dos índios do Rio Doce na Capitania de Minas Gerais (1758-1801) | |||||
Christianni Cardoso Morais e Fernanda C. Costa Frazão (UFSJ) | SILENCIAMENTO: A HISTORIOGRAFIA SOBRE A EDUCAÇAO FEMININA NA COLÔNIA E A CRIAÇÃO DAS AULAS PÚBLICAS PARA O SEXO FEMININO NO PERÍODO MARIANO | |||||
Christianni Cardoso Morais, Cleide Cristina Oliveira e Suellen Cássia Margoti (UFSJ) | AS AULAS RÉGIAS E OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES NO PERÍODO DE REORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS (MINAS GERAIS, 1795-1800) | |||||
Christianni Cardoso Morais, Michelly da Silva Oliveira e Patriciane Xavier Moreira dos Santos (UFSJ) | ENTRE CARNES VERDES E ÁGUAS ARDENTES: ARRECADAÇÃO DO SUBSÍDIO LITERÁRIO E INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO NA CAPITANIA DE MINAS GERAIS (1772-1777) | |||||
Ramon Guillermo Mendes (UEPG) | Entre Livros e escritos; Dantas Pereira e o Iluminismo Português | |||||
Daniela de Oliveira Pires (UFRS) | A influência da Colonização Portuguesa para a relação público-privado na educação no contexto do Rio Grande do Sul (1889-2000) | |||||
Marli Delmônico de Araújo Futata (UEM-PR) | A presença da Companhia de Jesus no Guairá no século XVII. | |||||
Tereza Fachada Levy Cardoso (UFRJ) | A BOA CONDUTA DOS PROFESSORES RÉGIOS | |||||
Itacir Marques da Luz (UFMG) | RECRIANDO LAÇOS: ARRANJOS COLETIVOS E PROCESSOS FORMATIVOS ENTRE A POPULAÇÃO NEGRA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX | |||||
Maria Aparecida de Araújo Barreto Ribas (UEM-PR) | Catequese e alfabetização: duas faces da mesma moeda |