Comitê Cientifico


Cynthia Greive Veiga – UFMG
Marcus Vinicius Fonseca – UFOP
Tereza Maria R.F. Levy Cardoso – CEFET-RJ
Laerthe de Moraes Abreu Junior – UFSJ
Hilton Cesar de Oliveira – uniBH
Ana Rita Leitão – UL






O Comitê Científico avaliou os resumos recebidos. Os trabalhos aprovados foram:


NOME DO AUTORNOME DO TRABALHO

Ane Luíse Silva M.
Santos (FJAV-Sergipe)

Fonte da educação jesuítica: catecismo bilíngue do padre Mamiani
Carlota Boto (FEUSP)
Representações do Terremoto de Lisboa e o papel pedagógico do Estado na reconstrução do Iluminismo português


Claudete Daflon (UFF)


Instruir e persuadir: poesia e projeto ilustrado luso-brasileiro.
Eduardo Teixeira de C.
Junior (UFPR)
A ideia de atraso e o papel da educação na modernização portuguesa da segunda metade do século XVIII
Ermelinda Moutinho
Pataca (USP)
Projetos e Práticas Educativas de Fr. José Mariano da Conceição Veloso

Fabio Eduardo
Cressoni (UNESP)
Pedagogia jesuítica e alteridade: a demonização da alma indígena. 

Ferdnando Marcus
Ornellas e Cézar de
Alencar A. de Toledo
(UEM-PR)
A EDUCAÇÃO RETRATADA NAS CARTAS DO PADRE MANOEL DA NÓBREGA (1517-1570)
Fernanda C. da E.
dos Santos (UFSC)
O Colégio da Bahia: de colégio a uma quase Universidade na América Portuguesa
Márica Almada (UFMG)A escrita magistral: formas de aprendizado da escrita decorativa no século XVIII.
NILEIDE SOUZA
DOURADO (UFMT)
PRÁTICAS EDUCATIVAS PRESENTES NOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE: VILA BELA DA SANTÍSSIMA TRINDADE E VILA REAL DO BOM JESUS DO CUIABÁ (1748-1822)


Sérgio Pereira 
da Silva (UFGO) e
Ademilson de Sousa
Soares (UFMG)


CULTURA ESCOLAR NO SÉCULO XIX: A INFÂNCIA DO HOMEM E A INFÂNCIA DA PEDAGOGIA
SILVIA MARIA A.
R. VARTULI (UFMG)
Cultura escrita e inserção social feminina na Capitania de Minas Gerais (1750-1822).
Talítha Maria B.
Gorgulho (UFMG)
Lendo, escrevendo e bordando: práticas educativas dos órfãos de famílias abastadas da Comarca do Rio das Velhas (1750 – 1800).
Gilmar Alves
Montagnoli (UEM-PR)

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PUNIÇÕES NO IMPÉRIO PORTUGUÊS ENQUANTO POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS


Nilze Paganini e 
Luiz Paganini
(PUC MINAS)


A tradução como prática cultural: o teatrólogo Cláudio Manuel da Costa, mediador de Pietro Metastasio

Bruno Duarte Guimarães
Silva (UFMG)

Um Padre-Professor no sertão - Educação e conquista dos índios do Rio Doce na Capitania de Minas Gerais (1758-1801)


Christianni Cardoso
Morais
e Fernanda C. Costa
Frazão (UFSJ) 


SILENCIAMENTO: A HISTORIOGRAFIA SOBRE A EDUCAÇAO FEMININA NA COLÔNIA E A CRIAÇÃO DAS AULAS PÚBLICAS PARA O SEXO FEMININO NO PERÍODO MARIANO

Christianni Cardoso
Morais, Cleide
Cristina Oliveira e
Suellen Cássia
Margoti (UFSJ) 
AS AULAS RÉGIAS E OS SALÁRIOS DOS PROFESSORES NO PERÍODO DE REORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS (MINAS GERAIS, 1795-1800)


Christianni Cardoso 
Morais, Michelly da
Silva Oliveira e
Patriciane Xavier
Moreira dos Santos
(UFSJ)


ENTRE CARNES VERDES E ÁGUAS ARDENTES: ARRECADAÇÃO DO SUBSÍDIO LITERÁRIO E INVESTIMENTO EM EDUCAÇÃO NA CAPITANIA DE MINAS GERAIS (1772-1777)

Ramon Guillermo
Mendes (UEPG)

Entre Livros e escritos; Dantas Pereira e o Iluminismo Português
Daniela de Oliveira 
Pires (UFRS)    


A influência da Colonização Portuguesa para a relação público-privado na educação no contexto do Rio Grande do Sul (1889-2000)


Marli Delmônico de
Araújo Futata (UEM-PR)


A presença da Companhia de Jesus no Guairá no século    XVII. 


Tereza Fachada 
Levy Cardoso (UFRJ)


A BOA CONDUTA DOS PROFESSORES RÉGIOS
Itacir Marques da
Luz (UFMG)


RECRIANDO LAÇOS: ARRANJOS COLETIVOS E PROCESSOS FORMATIVOS ENTRE A POPULAÇÃO NEGRA DE PERNAMBUCO NO SÉCULO XIX 


Maria Aparecida de 
Araújo Barreto Ribas
(UEM-PR)


Catequese e alfabetização: duas faces da mesma moeda